Quando nasceram os primeiros buracos negros?

A maioria das galáxias do universo, incluindo a nossa Via Láctea, abriga enormes buracos negros que variam em termos de massa de um milhão a 10 bilhões de vezes o tamanho de nosso sol. Para encontrá-los, os astrônomos procuram pelas enormes quantidades de radiações emitidas durante o período em que esses buracos negros eram “ativos”, ou seja, incorporavam matéria. Acredita-se que essas nuvens de gás são responsáveis por fazer com que os buracos negros cresçam.

Agora, uma equipe de astrônomos da Universidade de Tel Aviv, incluindo o professora Hagai Hetz e seu aluno Benny Trakhtenbrot, determinou que a era em que aconteceu o primeiro grande crescimento dos maiores buracos negros ocorreu quando o universo tinha apenas 1,2 bilhão de anos – e não entre 2 bilhões e 4 bilhões de anos, como acreditava-se anteriormente – e eles estão crescendo muito rápido. Os resultados do estudo foram publicados no Astrophysical Journal.

A nova pesquisa é baseada em observações feitas através de alguns dos maiores telescópios do mundo, como o “Gemini North”, localizado no topo do Mauna Kea, no Hawaii, e o “Very Large Array”, no Cerro Paranal, no Chile. Os dados obtidos com esses avançados instrumentos mostraram que os buracos negros que foram ativos quando o universo tinha 1,2 bilhão de anos de idade são dez vezes menores do que os grandes buracos negros vistos tempos depois. No entanto, eles estão crescendo muito rápido. 
A equipe descobriu que os primeiros buracos negros, aqueles que deram início ao processo de crescimento quando o universo só tinha algumas centenas de milhões de anos, tinham massas entre 100 e 1.000 vezes a massa do sol. Esses buracos negros podem estar relacionados às primeiras estrelas no universo.

Esse estudo faz parte de um projeto de sete anos desenvolvido pela Universidade de Tel Aviv e projetado para acompanhar a evolução dos maiores buracos negros bem como comparar a evolução dos mesmos com a evolução das galáxias nos quais residem.