A placa de circuito de um controle remoto

Quando você desaparafusa e remove a placa de circuito, pode ver que ela é um pedaço fino de fibra de vidro com finos "fios" de cobre gravados em sua superfície. Os componentes eletrônicos são montados nas placas de circuito impresso porque são fáceis de produzir e montar em massa. Do mesmo modo que é relativamente barato imprimir tinta em uma folha de papel, é barato "imprimir" fios de cobre em uma lâmina de fibra de vidro. Também é fácil fazer uma máquina colocar as peças (chips, transistores etc) sobre a lâmina de fibra de vidro e então soldá-las para se conectarem aos fios de cobre.



Quando você olha para a placa, pode ver um conjunto de pontos de contato para os botões. Os próprios botões são feitos de uma fina lâmina emborrachada. Para cada botão há um disco condutor preto. Quando o disco toca os contatos da placa de circuito impresso, ele os conecta e o chip pode perceber essa conexão.


Na extremidade da placa de circuito há um LED infravermelho, ou diodo emissor de luz. Pense em um LED como uma pequena lâmpada. Muitos LEDs produzem luz visível, mas o LED do controle remoto gera luz infravermelha que é invisível para o olho humano. Entretanto, essa luz não é invisível para todos os "olhos". Por exemplo, você poderá ver a luz infravermelha se tiver uma câmera de vídeo. Aponte seu controle para a câmera e aperte um botão. Você poderá ver a luz infravermelha piscando no visor. O receptor na TV também é capaz de ver a luz infravermelha.


A operação básica do controle remoto é a seguinte: você pressiona um botão; fazendo isso, você completa uma conexão específica; o chip percebe essa conexão e sabe que botão foi pressionado; ele produz um sinal em linha de código Morse específico para aquele botão; os transistores amplificam o sinal e o enviam para o LED, que traduz o sinal em luz infravermelha; o sensor na TV pode ver a luz infravermelha e reage apropriadamente ao "ver" o sinal.