3 dicas para se concentrar nos estudos

Parece fácil, mas não é. Concentrar-se nos estudos é tarefa, muitas vezes, das mais ingratas, principalmente quando se retoma os estudos após uma reprovação ou mesmo quando já se está no fim do ano e com todo o cansaço de meses de leitura nas costas.


Pois bem, apesar de simples, existem três dicas que, certamente, ajudam muito na hora de se concentrar nos estudos:


1 - Durma bem e alimente-se corretamente


Um bom vestibulando deve entender o mínimo de fisiologia e saber que sem descanso e alimentação adequados, o cérebro não funciona adequadamente. Não seja cabeça dura de insistir em estudar até não aguentar mais, além de se deixar levar por caminhos absolutamente duvidosos como o das substâncias que "aceleram o metabolismo".



2 - Ignore o mundo ao redor


Como já disse em outro artigo, é preciso demonstrar personalidade a si mesmo para alcançar grandes objetivos. Jamais faça qualquer coisa ao mesmo tempo em que estuda. Conclua determinadas tarefas antes ou as deixe pra depois. A hora de estudar deve ser um momento de foco total. Um livro didático ou qualquer outro de linguagem técnico/científica não pode se comparar a um romance qualquer. Em livros de literatura, a perda de algum detalhe normalmente não interfere no entendimento geral da história, porém, em livros de ciências, um pequeno detalhe é o que pode estar na sua prova. Não dá pra vacilar.


3 - Saiba ler


Muitos abrem as páginas de um livro ou apostila e saem lendo como loucos. Não se engane. Não adianta ficar 10 horas por dia sentando em frente ao material e se fazer de vítima no caso de uma reprovação. Estudar muito, pura e simplesmente, é um completo auto-engano. É necessário que se leia de verdade, buscando o entendimento. Sempre que terminar um parágrafo, certifique-se de tê-lo entendido. E lembre-se: a repetição excessiva de um mesmo texto é a única forma certa de entendimento do mesmo.